Dia 5 de janeiro de 2007, o parceiro AndréBB de Indaiatuba/SP aportou em Urussanga para conhecermos a Serra do Rio do Rastro e Corvo Branco. Após conhecer a cidade e suas instalações apreciamos um bom churrasco e algumas cervejinhas para refrescar.

No dia seguinte, sábado, � s 8h00 estávamos prontos para subir a Serra do Corvo Branco e descer a Serra do Rio do Rastro. O tempo estava chuvoso, e recebí a ligação de Jorge que acabou se juntando � nós. Já passavam das 9h00 quando seguimos sentido Braço do Norte.

Após alguns quilometros de Braço do Norte o asfalto dá lugar ao barro e pedras, o que dificultou um pouco nosso passeio. Seguimos com um pouco mais de cuidado e fazendo várias pausas para fotos, reparem nas nuvens que haviam � frente:

Corvo Branco Corvo Branco

Iniciamos nossa subida � serra propriamente-dita, conforme íamos subindo, para nossa felicidade, as nuvens também subiam; com isso conseguimos apreciar linda vista da Serra do Corvo Branco. Curvas, mini-cascatas de água mineral, abismos e pedras são coisas normais nesta serra, conforme podem ver nas fotos abaixo:
Corvo BrancoCorvo BrancoCorvo BrancoCascata do AvencalCorvo BrancoCorvo Branco

Próximo ao término da subida há um quilometro (aproximadamente) com asfalto, onde é a parte mais perigosa da serra. São curvas em zig-zag, semelhante aos caracois andinos e com a peculariedade de ser menor, mais estreito e mais comprimido. Chega � bater o parachoque traseiro dos poucos caminhoneiros corajosos que encaram este trajeto:

Corvo BrancoCorvo BrancoCorvo BrancoCorvo BrancoCorvo BrancoCorvo Branco

E no final da subida há uma enorme fenda cavada nas rochas, que é uma imagem digna de cartão postal:

Corvo Branco

Passando a Serra do Corvo Branco seguimos por estrada de terra sentido Urubici. Alguns quilometros adiante encaramos a rodovia asfaltada que nos leva ao ponto mais alto do sul do Brasil, são 1.700m de altitude. No Morro da Pedra e Janela Furada, onde há o Cindacta II. Apesar do tempo estar bastante ameno na Serra do Corvo Branco (1.000m de altitude aproximadamente), passamos muito frio indo ao morro da pedra furada, uma vez que estávamos no meio de uma nuvem que nos dava um banho com suas partículas de água, até parecia chuva!

Chegando no Cindacta há 2 portões com avisos de “não entre” como é de costume o primeiro podemos invadir, se está fechado eu abro! Durante a noite é proibido de verdade, mas de dia, o acesso de turistas é permitido até o segundo portão, ao lado deste se encontra um enorme canyon e a consagrada Pedra Furada!

Poucas fotos foram batidas, pois estávamos dentro de uma nuvem, não conseguimos ver nada! Apenas a estrada mesmo.

Chuva, Neblina e muito frio

No caminho para a pedra durada há um restaurante “caseiro” e uma bela cachoeira chamada de “Véu de Noiva”, paramos para fotos.

Veu de noiva

Seguimos para apreciar um bom churrasco no centro de Urubici, antes é claro fazendo uma pausa para abastecer e passar um jato d´agua nas motos; e � s 14h00 seguimos sentido Rio do Rastro, parando para ver a Cadetral de Urubici, Inscricões Rupestres, Mirante de Urubici e Cascata do Avencal (parte superior). Esta última é mais de 100m de queda d´agua.

Cascata do AvencalUrubiciCascata do AvencalMoto SujaCascata do AvencalCascata do AvencalCascata do Avencal

Era sol até 2 quilometros do mirante da Serra do Rio do Rastro. Íamos nos aproximando e o tempo ia ficando mais “fechado” até que mal conseguíamos ver as pinturas no asfalto, paramos no mirante e como já era esperado, não conseguimos ver nada.

Urubici a Bom JardimDescendo a Serra do Rio do Rastro, tivemos que apreciar apenas as curvas até a metade dela, depois o tempo já estava limpo e conseguimos ver a grandesa dessa serra que também tem cachoeiras no seu percurso. A serra do Rio do Rastro tem asfalto e ótima sinalização em todo seu percurso, além de postos de polícia rodoviária em suas duas pontas.

Participaram deste passeio os motociclistas:

• Eu - Falcon - Urussanga/SC
  • Jorge - Falcon - Criciúma/SC
  • AndréBB - Falcon - Indaiatuba/SP
This SimpleViewer gallery requires Macromedia Flash. Please open this post in your browser or get Macromedia Flash here.
This is a WPSimpleViewerGallery

[tags]moto, passeio, serra, corvo branco, falcon[/tags]