Estava eu navegando hoje pela comunidade NX4 Falcon (orkut) quando um tópico me chamou atenção. “Motivos para se ter atenção ao pilotar”. Em seu conteúdo um link para o vídeo abaixo.

A princípio seria apenas mais um link, mas parei para pensar nas experiências vivadas por mim, estas que felizmente não são muitas. Com esse raciocínio cheguei a conclusão óbvia que antes de subir em uma moto devemos aprender a cair.

Isso mesmo, A Cair.

Quando o impacto é inevitável o que você faz? e alguns (mili)segundos antes de verificar que ele é inevitável?

Bem o lógico é tentar desviar antes, mas quando constatamos que não haverá mais tempo antes do impacto devemos pular da moto de forma que rolemos pela estrada. Braços no peito e pés cruzados é a melhor forma de evitarmos arranhões e queimaduras na estrada.

Sempre devemos pular no lado direito da pista (acostamento) pois assim reduzimos os riscos de possíveis atropelamentos.

Jamais podemos estar sobre a moto na hora do impacto, como o vídeo mesmo mostra. Quando estamos rolando, arrastando e tudo mais fora da moto nosso equipamento nos protege (usem jaqueta e calça em cordura com proteções, botas, um bom capacete e se possível protetor de coluna). Vejam o que ocorreu com cada boneco. reparem o capacete/pescoço no segundo crash test.

Claro que pensar no que fazer naquela fração de tempo é bastante difícil, mas se tivermos noção antes do que fazer pode facilitar um pouco.

Os reflexos variam de pessoa para pessoa, mas vá pensando o que você faria em determinadas situações e arranje a melhor solução, pois ela poderá acontecer (esperamos que não).