Nos dias 28 e 29 de Julho de 2007 resolvi ir ao encontro do ClubeXT em Urubici/SC. As previsões do tempo em toda semana anterior assustavam, temperaturas negativas, sensação térmica próxima � -30ºC e gelo na pista.

Encarei assim mesmo. Segui para Urubici pronto para dormir em um alojamento. A moto foi carregada de sacos de dormir e cobertores. Subi a Serra do Rio do Rastro que, como sempre, estava “fechada” de neblina. O Frio era cortante, estava � aproximadamente 3ºC e parecia que havia agulhas em minhas mãos.

Parei várias vezes entre o início da Serra do Rio do Rastro e Urubici para tomar café e aquecer minhas mãos no fogo. Era um alívio em cada parada, principalmente por não ter luvas apropriadas para esse frio tão intenso.

Em Urubici haviam XTs e outras motos trail por todos os lados. Almocei e fui ao CTG onde rolava o encontro. Fiquei por algum tempo e subi para o Morro da Pedra Furada, onde tem o Cindacta II, pois se eu esperasse muito seria difícil de subir devido ao forte frio acompanhado de muito vento.

No morro da pedra furada avistamos gelo em algumas laterais da pista, isso que já na metade da tarde. Chegando lá em cima o termômetro marcava 3ºC, mas com o vento parecia estar a muito menos.

Passamos a tarde e a noite no CTG tentando nos aquecer da melhor forma possível, sendo que o jantar foi lá também.
Muita carne e massa pra alimentar a galera toda que, acredito eu, tenha passados dos 250 integrantes.

Ao ir novamente para o centro de Urubici a moto estava toda congelada e eram apenas 23h00. Fomos direto bater fotos do termômetro como muitos outros e, não estando contente com os -4ºC, fomos tomar um capuccino e aguardar a temperatura cair ainda mais. 01h00 o termômetro marcava -7ºC, assim ficamos contentes e fomos dormir.

Ao acordar fui novamente ao termômetro e lá estava, -8ºC para felicidade de todos! Paisagem branca e encanamento da pousada sem água, pois ela estava congelada. Tiveram ainda os corajosos que subiram no morro da pedra furada nesse horário. Preferi ficar pelo centro, pois com certeza minha luva não agüentaria o “tranco”.

Fui almoçar em São Joaquim, onde marcava 4ºC ao meio dia. No Snow Valley havia gelo na pista e é dos pontos mais críticos para gelo, pois há muita sombra e umidade. O perigo é ainda maior, pois é em uma curva. Havia ainda uma árvore repleta de gelo.

Na cidade havia várias árvores com muito gelo derretendo aos poucos.

Após o almoço fui � Bom Jardim onde acontecia o passeio anual em comemoração ao dia do motociclista onde percebi uma enorme redução no numero de motociclistas em relação ao evento do ano passado, acredito que o frio deixou muita gente em casa. Mas isso não tirou a qualidade do evento, pois muitos amigos estavam presentes e a amizade e o espírito motociclístico prevaleceu como em todos os eventos deste tipo aqui na região.

O evento se estendida também para o mirante da Serra do Rio do Rastro que por sinal estava em um de seus melhores momentos. Visibilidade ótima, pouco vento e temperatura baixíssima. Ótimo presente para que estava passando pelo local.

Gostaria de parabenizar aqui toda a turma que esteve presente nos 2 eventos, a organização estava ótima. Fui muito bem recebido pelo ClubeXT mesmo não sendo um membro ativo da comunidade. Sem contar o conhecimento adquirido sobre futuros roteiros, Atacama? Valparaiso? Bariloche? Uhuaya? Matchu Pitchu? Fica até difícil de definir um para colocar na agenda.

frio (95)frio (46)frio (37)frio (88)frio (6)frio (81)frio (57)frio (68)frio (85)frio (72)frio (0)frio (65)

Estatísticas:
Tempo de pilotagem: 6h09m03s
Distância Percorrida: 413,90km
Média de Velocidade: 67,2

This SimpleViewer gallery requires Macromedia Flash. Please open this post in your browser or get Macromedia Flash here.
This is a WPSimpleViewerGallery