20° dia. Laguna Colorada a Uyuni.

Era perto das sete da manha e quando abrimos a porta para a rua sentimos novamente o frio do deserto. Outra vez o termometro na moto marcava temperatura abaixo de zero. O café da manha foi 1 cm de pasta de dente. Saímos de moto para ainda nos primeiros raios de sol encontrarmos a Laguna Colorada. O que encontramos foi o visual mais espetacular desta expedicao até o momento. Do alto de um pequeno morro vimos a laguna que estava plenamente lisa, refletindo na agua o desenho de uma montanha que havia ao fundo onde o sol saia mais ao canto. As margens da laguna, alguns flamingos ja buscavam seu alimento dividindo o espaco com as ilhamas mais sociáveis até momento. Conseguimos chegar a dois metros dela. Quem conhece sabe o quanto isso é difícil. Sobre a água havia uma neblina fina que tornava aquilo tudo surreal. Gravei quase 30 minutos naquele local.
Olhava aquilo com a incredibilidade de que verei cena mais poética e bela do que essa que desenhava a minha frente naquele momento. Nenhum dos animais se afastaram com a nossa presenca e caminhamos livremente entre eles como se todos fizessem parte do mesmo habitat. Um dia fizemos. Havia uma áurea mágica naquele local por conta do silencio total, da ausencia de vento, da composicao visual, pelo nascer do sol e da integracao nossa com o local como se nao estivéssemos ali. Foi a mesma sensacao sentida dentro da floresta amazonica em 2.008 (http://transamazonica.blogspot.com/) Como se estivesse nos jardins de Deus ou num local que ele guardou pra si. No momento ele permitia dividir conosco.

Ainda embriagados com aquele visual saimos e o que encontramos pela frente foi o dia masi difícil da expedicao. A estrada sumiu. O que se havia pela frente era uma linha indicada pelo GPS da direcao ser tomada e salve-se quem puder. Nao havia um caminho definido. Havia vários rastros pelo meio de um imenso deserto onde cada um buscava o melhor caminho. eles alternavam entre areia fofa que afundava, estradas com pedras e grandes bancos de areia. Nao era possível saber qual o piso que viria pela frente. A experiencia off road adquirida nos ultimos anos foi de gande valia nessa hora para superar esse gigante desafio que nos aparecia. Bonotto com os freios prejudicados e cansando muito com a sequencia de obstaculos acabou tendo inúmeras quedas, sendo que nas ultimas nao tinha mais forca pra levantar a moto sozinho. Comecou a ficar profundamente irritado com o cenário e questionando nossa capacidade de concluir aquele trecho. Era o deserto fazendo mostrando sua forca. Bonotto neste dia acabou deixando cair acidentalmente a máquina fotográfica e quebrou uma das lentes profissionais de alto custo. Aos que acham que uma expedicao é subir numa moto e depois de 30 chegar de volta, fica o relato.

Apesar da dificuldade, o caminho é espetacular. em muitos locais as motos andam afastadas uma da outra até 100 metros. Olhando para o lado é uma visao impressionante. Aquele pequeno veículo cruzando aquele árido e fascinante território por dezenas e dezenas de quilometros. Ha uma sensacao que é uma mescla de poder e medo, é um sentimento difícil de explicar, mas fantástico de sentir.

No caminho encontramos a árvore de pedra, uma escultura natural de pedra que lembra uma árvore e fica no meio do deserto. Descansamos um pouco ali e continuamos a difícil jornada deserto a dentro percorrendo as outras lagunas que sao tao belas quanto a Laguna Colorada. Próximo a Laguna Hedionda tomamos uma outra rota que nos levou até Sao Cristobal. Esse caminho era uma trilha seguindo ainda por dentro dos altiplanos, por entre morros e pequenos riachos. Nao melhorou muito de qualidade, mas abreviou um pedaco da rota do dia em prol da seguranca pessoal e da integridade física que estao em primeiro lugar na tabela de valores da expedicao.

Ja era fim da tarde quando chegamos ao Uyuni onde amanha partimos para conhecer o salar que é o segundo maior do mundo.

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

36 respostas para 20° dia. Laguna Colorada a Uyuni.

  1. Estamos com vcs!
    Muita força nessa hora, tudo valerá muito a pena.
    Parabéns Vantuir pelos relatos e Cleber pelas fotos!
    Um “FORTE” abraço!!!

  2. Marcos Papatrilha Motos disse:

    Oi rapazes, eu estava desde sexta na praia e não tenho net lá, estava ansioso pra voltar e dar uma olhada nas novidades, bem eu fiz uma breve leitura e já estou atualizado, parabéns pelos relatos e fotos , até + e cuidado galera.

  3. Marcos Papatrilha Motos disse:

    Valdair, arrumaram o freio da moto do Bonotto ? queres uma orientação ? eu creio que tenha sujeira no sistema ou a pastilha de freio está muito gasta e o fluido que fica no reservatório acabou entrando ar no sistema . Aguardo retorno e vc está bem ? caiu com a moto e deu a entender que machucou-se .

  4. LeBAI disse:

    Oi Gurizada, to aqui pra desejar muita força, paz e tranquilidade nessa aventura.
    Bonotto ja passei por situação parecida com essa sua aí, estrada dificil, muitos kms pela frente, saudade de casa, muitos tombos. Sei que não é facil, só quem ja fez esse tipo de viagem pode falar, mas digo uma coisa pra vocês, viagem de vcs ta muito massa, estou acompanhando todos os dias.
    Parabéns…..
    Haa, e coloque aí as fotos desse dia pra eu olhar..
    Valew!!!!

  5. Fabio Bombarda disse:

    Grandes Aventureiros… pelos relatos do Vantuir… ate vejo a cara do Bonotto, pois no video onde vc´s fizeram o TREINO antes da Expedição da pra ver o Cleber erguendo a moto…de costas.. agora imagina depois de varios km no deserto e inumeros.. tombos.. não é pra qualquer um não… parabens novamente gurizada…

  6. é Pessoal sei bem o que é isso, no jalapão passei 3 dias no meio de areias e levantar a XT carregada não é mole não, em 2 fica mais facil mas sozinho é dureza, uma tecnica que uso é levantar a motos de costa como vcs fizeram, porem descobri que com uma cinta catraca e um bom apoio (grampo fincado no chão) é possivel fazer uma alavanca, ou mesmo se tiver como fazer uma alavanca com pedaço de madeira ajuda !

    Pergunta, o suporte das caixas não quebrou na solda não ? tive esse problema e reforçei os suportes com solda mig.

    FOX

  7. Fábio Michelin disse:

    Uau Galera! Fantástico… Sucesso sempre à vocês… e não esqueçam de levar junto um bom espumante Salton, não é dito?! Merecido tanto nas vitórias quanto nas derrotas hehehehe. Mesmo sabendo que a derrota não é bem vinda nessa galera, pois por tras desses seres há inteiramente guerreiros… Galera um forte abraaço e que o sucesso lhes acompanhe sempre….
    Abraaaços da galera do varejo da Vinícola Salton.

  8. Hi there to every single one, it’s in fact a fastidious
    for me to pay a visit this site, it includes helpful Information.

    Visit my weblog … led lights heat

  9. This is the right blog for anybody who really wants to
    find out about this topic. You understand a whole lot its almost hard to argue with you (not that I personally would
    want to…HaHa). You certainly put a fresh spin on a topic
    which has been discussed for many years. Excellent stuff, just excellent!

    My web page: jcpenny coupon code

  10. Howdy! This is my first visit to your blog! We are a group of volunteers and starting
    a new project in a community in the same niche.
    Your blog provided us valuable information to work on. You have
    done a wonderful job!

    Visit my web page – Virool Reviews

  11. appzdev.com disse:

    It’s remarkable for me to have a web page, which is valuable designed for my knowledge.

    thanks admin

    Here is my website Eddie Bauer promo code 2014
    (appzdev.com)

  12. look these up disse:

    The online massively muliplayer intense online games
    is extending beyond software. It will reveal herself
    only adter you’ve spent just a few free MMOGs.

    Keep the potentiometer also gets alternative ways of mingling using other
    folks whixh often involves the Cuccxo Lady in the headphones.
    When it originally launched at $180. 0 ports, two high-speed
    USB 3. One oof them ass well do that, iit is
    for the players can dreaqm about since it’s on the go.

  13. Simply want to say your article is as amazing. The clearness
    in your post is just spectacular and i can assume you are an expert on this subject.
    Fine with your permission allow me to grab your feed to keep updated with forthcoming post.

    Thanks a million and please continue the enjoyable
    work.

    Visit my blog: outrank by rogers glassdoor

  14. This design is incredible! You certainly know how to keep a reader entertained.

    Between your wit and your videos, I was almost moved to start my own blog (well,
    almost…HaHa!) Great job. I really enjoyed what you had
    to say, and more than that, how you presented it. Too cool!

  15. I have read so many content about the blogger lovers however this article is really
    a fastidious piece of writing, keep it up.

  16. Hello there! I know this is kinda off topic but I’d figured I’d ask.
    Would you be interested in exchanging links or maybe
    guest writing a blog post or vice-versa? My blog covers a lot of the same subjects as yours and I believe we could greatly benefit from each other.

    If you might be interested feel free to shoot me an e-mail.
    I look forward to hearing from you! Wonderful blog
    by the way!

  17. I enjoy reading a post that will make people think.
    Also, many thanks for allowing for me to comment!

    my web blog identity theft protection

  18. google disse:

    Hi there, yeah this post is actually fastidious and I have learned lot of things from it
    regarding blogging. thanks.

  19. I haven¦t checked in here for some time because I thought it was getting boring, but the last few posts are good quality so I guess I will add you back to my everyday bloglist. You deserve it my friend 🙂

  20. Especially interesting looking ahead to coming back again.

  21. Fqfbroro disse:

    persuasive speech on recycling research paper 16th edition homework website

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.