26° dia (Ultimo dia). Foz do Iguaçu (PR) a Florianópolis (SC) 1.030 km.

Era chegado o ultimo dia de viagem. Nos abastecimentos no centro-oeste de Santa Catarina, já ouvíamos o sotaque alemão. Era o sinal de que estávamos de volta a nossa terra. É um trecho do nosso estado que já conhecemos bem, mas passar por ele depois de todos os caminhos que havíamos passado, tinha um tom diferente. Estava melhor do que antes, era o caminho de casa.

Chegamos a Florianópolis e seguimos direto para a cabeceira insular da histórica ponte Hercílio Luz. Era ali que finalizaríamos o projeto: Caminhos da América. Já estávamos perto do Atlântico novamente. O que também soava diferente, pois havíamos conhecido o pacífico que fica exatamente do outro lado do nosso continente. Enquanto entrava na ilha de Florianópolis muitas imagens dos caminhos passados, das pessoas encontradas, dos locais, dificuldades e tudo que passamos nesta viagem me vinha a mente. Viajar é acumular um tesouro cultural incalculável. Havíamos conhecido uma América muito mais impressionante do que jamais havíamos imaginado. Chegava a hora de desfazer a bagagem, rever os amigos e parentes e começar a trabalhar o valioso material produzido durante a viagem. Há mais de 12 horas de filmagens para serem editadas e convertidas no documentário que foi o objetivo da viagem. Mas não hoje. Hoje é dia de comemorar o sucesso da viagem e toda a proteção recebida.
Há uma frase que gosto muito que diz: “Quem parte nunca mais será o mesmo quando voltar”.
Que assim seja.

Obrigado a todos que nos acompanharam e que mandaram suas mensagens. Nem sempre foi possível responde-las, mas elas foram sempre lidas e guardadas como um presente de cada um de vocês.

Ps: Em breve postaremos uma avaliação de todos os equipamentos usados na viagem para futura avaliação de todos.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

2 Responses to 26° dia (Ultimo dia). Foz do Iguaçu (PR) a Florianópolis (SC) 1.030 km.

  1. luiz carlos honorio says:

    valeu irmao, em janeiro vamos fazer um trajeto parecido, estou esperando teu comentario final desta empreitada, valeuuuuuuuuu

  2. Frederico Pflueger says:

    Sou de São Luís-MA e gostaria de saber se vc sabe mais ou menos quanto custa a passagem de ônibus de Florianopolis para Foz do Iguaçu. Parabens pela sua viagem, deve ter sido muito boa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>